FAQ

  • FAQ Portal do Investidor
  • Agente autônomo
  • Gostaria de saber o que é necessário para o registro como agente autônomo?

    Consulte a instrução CVM nº 497, de 03.06.2011. Caso persistam dúvidas, entre em contato com a Gerência de Estrutura de Mercado e Sistemas Eletrônicos. E-mail gme@cvm.gov.br.

  • Auditor independente
  • Como verificar se um auditor independente está credenciado nessa comissão?

    A listagem dos agentes autônomos se encontra disponibilizada no site da CVM, (www.cvm.gov.br), no link "Participantes do Mercado".

    Gostaria de saber o que é necessário para o registro como auditor independente?

    Recomendamos a leitura da instrução CVM nº 308 ,de 14.05.99, versão atualizada, assim como acessar o site desta comissão, http://www.cvm.gov.br, no link "contabilidade e auditoria", “auditoria”, onde poderá encontrar melhores informações sobre o credenciamento. Caso persistam dúvidas, contatar a Gerência de Normas de Auditoria. E-mail: gna@cvm.gov.br.

  • Clube de investimento
  • Como obter informações sobre clube de investimento? Quem administra e se foi extinto?

    O clube de investimento é formado por várias pessoas que decidem aplicar juntas no mercado de valores mobiliários. O Clube deve ter um "administrador", responsável pelas questões administrativas do clube e que pode também ser o gestor, que receberá os recursos, administrando-os na compra e venda de títulos. Esses clubes de investimento são registrados nas bolsas de valores. Assim se uma pessoa quiser saber sobre um clube de investimento deverá ser orientado a procurar a bolsa de valores onde foi registrado ou o administrador. Qualquer reclamação envolvendo a administração de clubes de investimento deverá ser formulada por escrito à CVM.


     

    Quais os atos normativos da cvm que deliberam sobre clube de investimento?

    O clube de investimento é regulamentado pela instrução CVM 494 de 20.04.2011.