FAQ

  • FAQ Portal do Investidor
  • Consultor de investimento
  • Como verificar se uma pessoa está registrada na CVM como consultor de investimento?

    A lista dos consultores de investimento encontra-se disponibilizada no site da CVM, (www.cvm.gov.br), no link "Participantes do Mercado".

    O que é necessário para ser consultor de investimento? Ou como obter o registro para ser consultor de investimento?

    Recomendamos a leitura da Instrução CVM nº 043, de 05.03.85, como também do item 5 do OFÍCIO-CIRCULAR/CVM/SIN/Nº 02/2009, ambos disponíveis no site da CVM, em “legislação e regulamentação”. Em caso de dúvida, após a leitura da mencionada instrução, contatar a Gerência de Investidores Institucionais-2. E-mail: gii2@cvm.gov.br.

  • Corretoras e/ou distribuidoras
  • O que é o fundo de garantia da bolsa de valores?

     

    A entidade administradora de mercado de bolsa mantém um Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (conhecido como “MRP”). Este é um instrumento de indenização que assegura aos investidores o ressarcimento de prejuízos decorrentes de erros operacionais das corretoras, de seus administradores, empregados ou prepostos, na intermediação de operações realizadas em bolsa ou na prestação de serviços de custódia. Este mecanismo está hoje sob responsabilidade da BM&FBovespa Supervisão de Mercado (“BSM”). Outras informações podem ser obtidas no site: www.bsm-autorregulacao.com.br.
    Cabe ressaltar que o prazo para o pedido de ressarcimento ao referido Fundo deverá ser formulado no prazo de 18 (dezoito) meses, a contar da ocorrência da ação ou omissão que tenha dado origem ao pedido, observadas as formalidades previstas na Instrução CVM nº 461. Ressalte-se ainda que o reclamante, se assim desejar, pode apresentar recurso à CVM da decisão que tiver negado o ressarcimento.

    Quero proceder para a venda de ações de companhias abertas?

    Deverá contatar uma sociedade corretora ou distribuidora de valores mobiliários, manifestando sua pretensão. A listagem das corretoras e distribuidoras está disponibilizada no site desta comissão, (www.cvm.gov.br), no link "Participantes do Mercado".

  • Fundo 157
  • A aplicação era obrigatória?

    Não.