Lâmina de informações essenciais

O administrador de fundo de investimento aberto que não seja destinado exclusivamente a investidores qualificados deve elaborar a lâmina de informações essenciais, documento que apresenta de forma simplificada as principais informações do fundo.

Ela é apresentada em um formato simples, reduzido e deve seguir um padrão e uma sequência pré-definidos.

Devido a sua estrutura, é um documento que permite compreender e comparar informações importantes sobre os fundos, tais como:

O público-alvo e restrições de investimento;

Descrição resumida da política de investimento do fundo, incluindo os limites de aplicação em ativos no exterior, em crédito privado, o limite de alavancagem, quando houver, e se o fundo utiliza derivativos apenas para proteção da carteira;

Informações sobre investimento mínimo, carência, condições de resgate, taxas cobradas;

A composição da carteira do fundo, incluindo o patrimônio líquido e as cinco espécies de ativos em que ele concentra seus investimentos;

A classificação de risco que o administrador atribui ao fundo, considerando a estratégia de investimento adotada, que vai de 1 (um), menor risco, a 5 (cinco), maior risco;

Histórico de rentabilidade;

Exemplo comparativo e simulação de despesa;

Descrição resumida da política de distribuição do fundo;

Informações sobre o serviço de atendimento ao cotista.

Os investidores devem sempre exigir a apresentação da lâmina dos fundos que lhes são ofertados nos pontos de distribuição, como as agências bancárias e as corretoras, inclusive pelos canais eletrônicos. Entretanto, o investidor não deve abrir mão de ler também o regulamento e o formulário de informações complementares.

 

ATENÇÃO


O administrador e o distribuidor devem assegurar que potenciais investidores tenham acesso à lâmina antes de seu ingresso no fundo.

 

Por ser simples e por apresentar as informações de forma organizada, características que simplificam e permitem a comparação entre fundos, a lâmina ajuda os investidores no processo de decisão de investimento.

 

Retornar a documentos e informações dos fundos de investimento.