Grupo de Estudos de Antropologia das Finanças (GEAF)

Grupo de Estudos de Antropologia das Finanças (GEAF)

O Grupo de Estudos de Antropologia das Finanças (GEAF), organizado pelo Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NuCEC-UFRJ) e pelo Centro Educacional CVM-OCDE de Letramento Financeiro para América Latina e Caribe, pretende servir como um espaço de diálogo e aprendizagem sobre a produção das ciências sociais, especialmente a sociologia e a antropologia, relativa ao mundo das finanças, seus variados mercados e suas pessoas, práticas monetárias e os usos do dinheiro pelos indivíduos, bem como as práticas de poupança e investimento de coletivos sociais e políticas governamentais que tratam do endividamento e da regulação dos mercados.


Inicialmente, as atividades do GEAF serão promovidas sob a forma de sessões de discussões em torno de textos pré-determinados. O conjunto de leituras selecionadas para as sessões visa introduzir algumas das principais obras produzidas nas ciências sociais sobre os temas de interesse do Grupo, nos últimos 15 anos no Brasil e no exterior. As discussões terão sempre como ponto de partida a comparação das leituras apresentadas com as perspectivas mais usuais para analisar esses temas, como aquelas formuladas pela ciência econômica ou pelo Direito.

 

Saiba mais sobre o GEAF na página do NuCEC-UFRJ e Acesse aqui a apresentação da palestra inaugural realizada no dia 05/09/17.

 

Novidade!!! Inscrições abertas para novas turmas do GEAF (Rio de Janeiro e São Paulo): acesse o formulário para inscrições.