Centro CVM/OCDE de Educação e Letramento Financeiro para a América Latina e Caribe

Centro Educacional CVM/OCDE 

Clique aqui para inscrições

Apresentações e vídeos já realizados

A CVM desde 1998, através do Programa de Orientação ao Investidor – PRODIN, aplica recursos na implementação de projetos, publicações e atividades de educação financeira com o objetivo de estimular a formação de poupança e sua aplicação consciente e da disseminação correta de informações do mercado de capitais (art. 4, I, Lei n 6.385/76). Tais ações exercem uma função educativa em relação ao mercado de valores mobiliários, na tentativa de implantar uma revolução cultural referente ao mercado financeiro.

Todavia essa atuação educacional ainda não dispunha de instalações adequadas e próprias para oferecer de forma integrada serviços de natureza educacional para a população, o que possibilitaria a realização de um maior número de eventos e atividades de educação financeira.

Para a consecução, com mais efetividade, dos objetivos educacionais da CVM foi identificada a necessidade de estruturação de espaços adequados à oferta regular e contínua de cursos, palestras, exposições, bem como de preservação e disseminação da história do mercado de capitais brasileiro e da própria CVM, em ambiente que facilite a participação de diferentes públicos (investidores, estudantes, universitários, público em geral).

Assim, o Projeto Estratégico de instituição do Centro Educacional foi criado para atender tanto aos objetivos educacionais estabelecidos na criação da CVM, bem como atender aos objetivos estratégicos nº 13 e medidas estratégicas 13.2 e 13.4, constantes do Planejamento Estratégico – Construindo a CVM de 2023.

A implantação do projeto do Centro Educacional da CVM foi aprovado em reunião do Comitê de Gestão Estratégica da CVM, em 22 de junho de 2015, com o objetivo de apresentar alternativas para a instituição de um centro educacional dotado de instalações adequadas e capazes de oferecer ações de educação e capacitação para investidores, servidores, reguladores, profissionais de mercado e o público em geral.

O Centro Educacional da CVM, a partir do seu funcionamento, passa a ter como objetivos principais:

• Promover a educação financeira da população;
• Fortalecer o direito fundamental de acesso à informação e aos conjuntos de documentos de caráter permanente e de valor histórico ou cultural;
• Fomentar a pesquisa histórica sobre mercado de capitais, organizando, preservando e disseminando a memória da CVM e de seus servidores.

Assim, o Centro Educacional da CVM fica constituído por 3 (três) serviços fundamentais que funcionarão integrados: Núcleo Educacional, Núcleo de Memória e Biblioteca.

Também foi criado um Espaço de Exposição que permitirá a exibição de amostras culturais relacionadas ao Mercado de Capitais e a CVM.