Rede de Ciências Comportamentais e Proteção do Investidor

A Rede de Ciências Comportamentais e Proteção do Investidor (RC2PI) é uma plataforma de cooperação em pesquisa e divulgação de trabalhos científicos sobre educação financeira e proteção do investidor. O objetivo é promover práticas e políticas públicas baseadas em evidências.

A RC2PI busca contemplar diferentes áreas do conhecimento que contribuam para o entendimento do processo de tomada de decisão dos investidores. Também procura identificar e conectar grupos de pesquisa, aproximando educadores, gestores e pesquisadores para discutir possíveis aplicações nas políticas públicas e práticas educacionais.

A Rede será coordenada pela Superintendência de Orientação e Proteção aos Investidores (SOI), com o apoio técnico do Centro de Estudos Comportamentais e Pesquisa (CECOP) da CVM.

 

Missão da RC2PI

A Rede tem como missão gerar reflexões, insights e subsídios técnicos que permitam aprimorar a eficiência e efetividade das atividades de proteção do investidor, incluindo a regulação, orientação e supervisão do mercado de valores mobiliários.

 

 Linhas de Pesquisa

Serão abordadas, preferencialmente e inicialmente, as seguintes linhas de pesquisa:

• análise do comportamento do investidor.
• práticas econômicas e culturais no mercado de valores mobiliários.
• processos de ensino e aprendizagem do investidor.
• design da informação e arquitetura de escolhas.

 

Como participar

Os pesquisadores interessados em participar da Rede podem propor a criação de um novo Grupo de Pesquisa, por meio do preenchimento deste formulário. Para aderir a um GP já criado, é necessário preencher outro formulário.

O participante deve ler e aceitar os termos do regulamento da RC²PI.